Assessoria de Relações Internacionais

Assessoria de Relações Internacionais :: Atividades da ARI

9º Fórum Urbano Mundial (WUF9) da ONU

Entre os dias 07 e 12 de fevereiro, está sendo realizada a nona sessão do Fórum Urbano Mundial (WUF9) "Cidades 2030, Cidades para Todos: Implementar a Nova Agenda Urbana”. O fórum, que está sendo sediado em Kuala Lumpur, na Malásia, é uma ferramenta para ajudar a atingir os objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização. 

 

A estudante do sétimo período de Relações Internacionais da PUC Minas, Lais Bacci, após escrever um artigo científico sobre desenvolvimento urbano sustentável, foi convidada para participar do Fórum WUF9 junto à Delegação Brasileira (de organização civil). Em conjunto com outra integrante de sua delegação, Laís fará uma apresentação neste domingo (11/02), às 7h (horário de Brasília), para falar sobre a implementação da Nova Agenda Urbana nos grandes centros, utilizando a cidade de Belo Horizonte como sua referência.

 

O WUF9 está mobilizando representantes dos governos nacionais, subnacionais e locais, da sociedade civil, do setor privado, e da academia, para compartilharem seus conhecimentos e proporem soluções para o desenvolvimento urbano sustentável. O fórum busca promover a apresentação de relatórios sobre a Nova Agenda Urbana e facilitar fortes parcerias entre múltiplos parceiros.

 

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável consiste em um plano de ação que busca erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade até o ano de 2030. Estabelecido por líderes mundiais em setembro de 2015, durante uma reunião realizada na sede da ONU, em Nova York, o plano engloba o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas.

 

De acordo com a Agenda 2030, é necessário que medidas ousadas e transformadoras sejam tomadas em caráter de urgência para que o mundo se torne um ambiente sustentável. Se as metas da Agenda 2030 e os ODS forem cumpridos, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema, além de pouparmos as gerações futuras dos efeitos adversos causados pelas mudanças climáticas.

  

A Nova Agenda Urbana, ou “The New Urban Agenda”, foi adotada em outubro de 2016 na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável - Habitat III, realizada em Quito, no Equador. Resultado de um consenso inédito entre os Estados participantes, o documento apresenta uma visão comum e padrões globais para o desenvolvimento urbano nas próximas décadas.

 

A Nova Agenda Urbana surge em um momento crítico, quando, pela primeira vez na história, mais da metade da população mundial reside em áreas urbanas. As cidades, se bem planejadas e gerenciadas, se tornarão a principal ferramenta para o desenvolvimento sustentável e poderão se tornar a solução para muitos dos desafios que nosso planeta enfrenta hoje.

 

O WUF9 é uma oportunidade de reunir atores relevantes para que deliberem sobre o desenvolvimento sustentável e concentrem seus esforços em identificar possíveis medidas e soluções a serem adotadas para que os compromissos propostos na Nova Agenda Urbana sejam cumpridos. Além disso, o fórum é um momento para que esses atores comprometam-se a implementar medidas concretas para que os seguintes objetivos sejam cumpridos:

 

  • Desenvolvimento urbano sustentável para inclusão social e erradicação da pobreza;
  • Prosperidade urbana sustentável e inclusiva e oportunidades para todos;
  • Desenvolvimento urbano ambientalmente sustentável e resiliente.

 

Saiba mais sobre o WUF9 em: 

http://wuf9.org/programme/side-events/brazilian-cities-and-the-role-of-civil-society-organizations/

 

Texto escrito por Leonardo Sander e revisado pela Assessoria de Relações Internacionais da PUC Minas.

09/02/2018

:: volta ::

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444