Assessoria de Relações Internacionais

Assessoria de Relações Internacionais :: Atividades da ARI

Faça Intercambio Pela PUC

 

A PUC Minas oferece a seus alunos a oportunidade de fazerem uma escala internacional na sua vida acadêmica. Através de parcerias firmadas com diversas universidades ao redor do mundo, o aluno pode imergir em uma nova experiência cultural através do programa de intercâmbio oferecido pela universidade. 

 

Os quatro editais abaixo* trazem todas as informações necessárias para o aluno ingressar nessa jornada. Estes estão divididos de acordo com os idiomas e os cursos em que as aulas serão ministradas nas instituições parceiras: inglês, espanhol, francês e português. Os editais são disponibilizados no mês de setembro e o intercâmbio acontece no segundo semestre do ano seguinte e no primeiro semestre do ano posterior. 

 

EDITAL DE LÍNGUA INGLESA
 
EDITAL DE LÍNGUA ESPANHOLA
 
EDITAL DE LÍNGUA FRANCESA
 
EDITAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
 

*Os editais são referentes ao ano de 2016 e estão sujeitos a alterações para 2017.

 

Veja abaixo a listagem das universidades, países e cursos:

 

LISTAGEM POR CURSO

 

O convênio entre as instituições prevê a isenção de taxas escolares para alunos da PUC Minas nas instituições estrangeiras. No entanto, existe a possibilidade de que alguma taxa venha a ser cobrada pela instituição de ensino estrangeira por decisão da mesma. Caso a universidade de destino exija taxas escolares, o aluno aprovado em todas as etapas será avisado antes de sua viagem, sendo integralmente responsável pelo seu pagamento. Entretanto, vale ressaltar que é necessário que o aluno pague a mensalidade do mês vigente para que seja possível o trancamento da matrícula. Assim, o aluno estará apto a fazer seu programa de intercâmbio.

Os gastos com visto, hospedagem, alimentação, transporte, seguro-saúde e demais despesas de viagem são de total responsabilidade dos alunos.  

Para estar apto a essa experiência o candidato deve apresentar**:

- Média geral igual ou superior a 70% nas disciplinas cursadas;

- Conhecimento intermediário ou avançado do idioma que consta no edital de acordo com a universidade escolhida;

- Para os cursos de graduação com duração de quatro anos, o estudante deverá estar regularmente matriculado entre o 4º e o 6º período no semestre anterior ao intercâmbio. Já para aqueles alunos matriculados em cursos que apresentam duração de cinco ou seis anos, é necessário estar matriculado entre o 5º e o 8º período, no semestre anterior ao intercâmbio.

 

Está em dúvida se pode participar do processo de seleção? Confira a tabela de aptidão para inscrições.

 

TABELA DE APTIDÃO

 

** Os dados relativos ao processo de 2016 e estão sujeitos a alterações para 2017.

Como parte do processo de inscrição e avaliação para o intercâmbio, é necessário realizar uma prova de proficiência de língua de acordo com a universidade e edital escolhidos. A PUC Minas, através de parcerias, oferece aos alunos exames com preços especiais. As datas dos exames serão definidas e disponibilizadas junto aos editais. As escolas que irão realizar os exames de proficiência são:

Os Candidatos que escolherem universidades do edital de língua portuguesa não terão de passar pelo exame de proficiência.

 

Quer se programar? Veja aqui quando ocorre cada etapa:

 

LINHA DO TEMPO

 

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail seplanri@pucminas.br

 

 

 

14/12/2016

:: volta ::

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444