Assessoria de Relações Internacionais

Assessoria de Relações Internacionais :: Atividades da ARI

Aluna da PUC Minas é contemplada com bolsa da Fundação Botín

 

Maria Paula Miranda Reis, aluna do curso de Direito na PUC Minas, foi contemplada com uma bolsa da Fundação Botín e participou do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, que aconteceu nos meses de outubro e novembro de 2018.

Confiram abaixo alguns trechos do relatório final da Maria Paula para conhecerem melhor o programa e a experiência de nossa aluna.

 

"O Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina

O curso teve início no dia 9 de outubro e teve duração de oito semanas. Foi realizado na Espanha (até o dia 23 de novembro) e no Brasil (na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro). Os estudantes foram selecionados entre mais de 5.200 candidatos de 350 universidades da América Latina.

Programa visa promover o desenvolvimento da região através da criação de redes de servidores públicos com alta formação e verdadeiro compromisso com o interesse geral. Ao mesmo tempo, visa prestigiar o exercício da função pública - e, em geral, o papel do Estado - entre os jovens universitários da Ibero-América. Para isso, a Fundação Botín, em colaboração com mais de 500 universidades, selecionou pelo sétimo ano consecutivo 32 estudantes universitários com alto potencial e vocação de serviço público para oferecer um programa de treinamento intensivo na Espanha e no Brasil por oito semanas. O programa é concebido pela própria Fundação Botín para alimentar e sustentar essa vocação de conhecimento e para capacitar os participantes com as atitudes e competências necessárias para o bom exercício da função pública.

 

 

 Participantes da IX edição

5.208 candidatos de 350 universidades da América Latina participaram desta IX edição do programa. Os estudantes selecionados são da Argentina e México (5 selecionados de cada país), Brasil (4), Colômbia (3), Guatemala (2), Honduras (2) e Venezuela (2), além de participantes dos seguintes países: Bolívia, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Peru, República Dominicana e Uruguai. Os selecionados foram jovens latinoamericanos de 16 nacionalidades, com excelência em seus históricos acadêmicos e práticas de voluntariado, pesquisa, liderança e atividades laborais.

 

 

 Algumas atividades realizadas

O treinamento, de oito semanas, começou na sede da Fundação Botín, em Santander. A partir do dia 22 de outubro, o curso ocorreu em Madrid e, um mês depois, cruzou o Atlântico para pousar no Brasil. O fechamento correu em 29 de novembro na sede da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro.

Confira todas as atividades realizadas no programa clicando aqui para acessar o relatório completo da Maria Paula.  

 

Conclusão: integridade, vocação de serviço e proatividade

Sou, agora, egressa do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina. Posso dizer que foram 2 meses intensamente vividos, repletos de experiências edificantes e momentos que consolidaram meu interesse por atuar no âmbito público.

A América Latina necessita de líderes públicos que prezam não só pela fortaleza das instituições democráticas, mas que sejam eles exemplo do que dizem. Líderes públicos que sejam sensíveis às demandas da população. Líderes que trabalhem com metas, com indicadores, com profissionalismo, sem que isso signifique um distanciamento da realidade que os cercam.

O Programa me permitiu encarar problemas como oportunidades e a estudá-los com diferentes perspectivas. Ademais, um dos grandes aprendizados que levo comigo é sobre o valor do trabalho em equipe. Sozinhos, não podemos. Se eu cheguei até aqui, houve participação de muitas pessoas em minha vida; da mesma forma, se quero alcançar um objetivo, devo contar com pessoas: pessoas em quem posso confiar, que compartilham os mesmos ideais, princípios e vontade de transformar pequenas ou grandes realidades. Meu objetivo agora é dedicar-me à Rede de Servidores Públicos da qual agora sou parte, e fazer com que mais jovens de excelência acadêmica participem deste programa que busca talentos e os desenvolve de forma ímpar."

 

13/12/2018

:: volta ::

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444