Indique esse site
ANIMA

Notícias e eventos

 

Notícias e Eventos

  

Lançamento da Coleção Pastoral da Cultura

Parceria do Setor Cultura da CNBB com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura  NEPAC PUC Minas e Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Belo Horizonte

 

RELEASE

 

O Setor Cultura da CNBB, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura – NEPAC PUC Minas, lançou a Coleção Pastoral da Cultura na 55º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em 4 de maio 2017. A Coleção tem como objetivo subsidiar e informar a respeito da riqueza e diversidade do patrimônio religioso da Igreja do Brasil e da necessidade de sua salvaguarda, proteção e apropriação pelas comunidades locais onde esse patrimônio encontra-se localizado. De outro modo, a Coleção orienta para o uso pastoral e para o potencial evangelizador dos bens culturais que compõem o acervo Patrimonial da Igreja Católica em todo território nacional. Foram lançados dois Cadernos:

 

O Caderno 1Carta Circular sobre a Necessidade e Urgência da Inventariação e Catalogação dos Bens Culturais da Igreja”, chama a atenção para a tarefa urgente de preservarmos o enorme patrimônio histórico-artístico da Igreja, bem como da necessidade de dar a conhecer e incentivar o uso das artes como manifestação de fé na obra evangelizadora das Igrejas particulares. O texto original, escrito em italiano e latim, foi traduzido pelo Prof. Paulo Augusto da Silva, do Colegiado de Leigos e da Pastoral da Cultura da Arquidiocese em Belo Horizonte.

 

O Caderno 2“Projetos de Pastoral da Cultura” apresenta 36 Projetos, de várias partes do Brasil, relacionados com a Memória, Tradição, Religiosidade, Patrimônio, Educação e Arte, que foram apresentados pelos alunos concluintes do Curso Virtual de Especialização “Projetos Culturais com ênfase em Pastoral da Cultura”, oferecido pela PUC Minas Vitual, em parceria com a CNBB, no período de 2014-2016. O objetivo é que essas publicações venham a inspirar ações pastorais, na área da cultura, nas Igrejas locais. Os interessados podem acessar os autores dos respectivos projetos, através dos contatos disponibilizados. Finalmente, o Setor Cultura da CNBB espera, com estes Cadernos, e os demais que estão sendo produzidos, oferecer material com qualidade de conteúdo, didático, de fácil acesso, para subsidiar a instalação e desenvolvimento da Pastoral da Cultura na Igreja do Brasil. Os textos foram organizados pelo professores Aurino José Góis, Douglas Cabral Dantas, José Martins dos Santos Neto e Josimar da Silva Azevedo, sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura – NEPAC PUC Minas.

 

17/05/2017

 :: Volta ::

Endereço: Av. Dom José Gaspar, 500 - Prédio 04 - Sala 205 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG - CEP: 30535901 - Telefone geral: (31) 3319-4102